Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Administre sua empresa - artigo prof. Douglas

Achei muito interresante o que o professor Douglas enfatizou nesse artigo, e resolvi postar.


Por Profº Douglas Almeida
Administrar uma empresa não é tarefa fácil. É necessário ter um planejamento estratégico para controlar de maneira eficaz os processos e minimizar os riscos e os gastos. Gerenciar uma empresa de forma empírica não é mais aceitável nos tempos atuais, pois a competitividade do mercado obriga as empresas a serem mais objetivas e a oferecerem melhores produtos e serviços. Ter um planejamento não é garantia de sucesso. Ao longo do processo é possível que algumas ações falhem, obrigando a realização de uma avaliação e de ajustes necessários. Portanto, o planejamento estratégico não pode ser engessado, ele deve ser flexível e permitir o realinhamento para que a gestão navegue por águas calmas a caminho do sucesso.
O plano estratégico, as metas, as ações e os indicadores são elementos que auxiliam o processo de gestão. Essas ferramentas nos oferecem um conjunto rico de informações que devem ser analisadas e utilizadas como aprendizado. A definição de metas é fundamental para a governança. A partir das metas traçadas é que podemos definir as ações a serem executadas para alcançá-las. Todas as ações bem sucedidas e também as fracassadas devem servir como aprendizado, contribuindo com o processo de maturação da empresa.
Até o momento nós falamos sobre pessoa jurídica, mas você já parou para analisar que essas colocações também cabem nas nossas vidas. Perguntas como “Qual é sua meta?”, “Como está o seu planejamento?” e “Como você mede o seu desempenho?”, podem ser aplicadas perfeitamente ao nosso dia-a-dia. Os estudantes reclamam de uma nota baixa, mas esquecem que a prova é um excelente indicativo de como estão os estudos, pode ser a hora de refletir e replanejar. O planejamento é uma prática que pode te ajudar a alcançar seus sonhos. Você quer se casar? Deseja ter filhos? Quer fazer um curso superior? Quer passar num concurso público? Qualquer que seja o seu desejo, pense, planeje, defina metas e terá um caminho bem mais tranquilo até o seu objetivo.
Agora pare e reflita: Como você está administrando a sua empresa?
Sobre Profº Douglas Almeida
Especialização em Docência do ensino superior pela Faculdade Senac-DF, Graduado em Tecnologia em processamento de dados pelo Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa, ICESP- Brasil, atualmente é Analista de Sistemas, Coordenador do Curso Gestão de Tecnologia e Informação e Professor da Faculdade Senac-DF. Já atuou como instrutor, analista de finanças e analista de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário